"Livros & Companhia"
Pela importância que reveste a biblioteca escolar e pela dinâmica que se imprimiu ao Centro de Recursos desta escola, achou-se com fundamento a candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares, numa tentativa de requalificação e apetrechamento deste espaço, de acordo com as normas da RBE.
A Biblioteca Escolar é utilizada como espaço de aprendizagem por professores e alunos para a pesquisa, investigação e elaboração de trabalhos, acesso à Internet, visualização de filmes, espaço para colóquios, palestras, dramatizações, hora do conto, expressões (plástica, corporal e musical).
Actualmente, dispõe de um número significativo de livros e documentos audiovisuais, e disponibiliza informação em formato digital, de imagem e de som (CD-Rom, CD, etc.), bem como o acesso a bases de dados on-line, nomeadamente através da Internet.
A Biblioteca Escolar da EB1/JI Casal da Serra – Livros e Companhia – foi inaugurada no dia 23 de Fevereiro de 2010, contando com a presença de muitos convidados, entre eles a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas e alguns membros do executivo municipal, o Presidente da Junta de Freguesia da Pontinha, a Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, a Coordenadora da Biblioteca Escolar do Agrupamento, elementos da Biblioteca Municipal D. Dinis, a Direcção Executiva do Agrupamento, a Coordenação da Escola e de outras escolas do Agrupamento, professores, funcionários, alunos e outros elementos da Comunidade Educativa.
A escola convidou Maria Sidónio Pais, professora (aposentada) deste estabelecimento de ensino, para apadrinhar a biblioteca.
Mantém-se, no presente ano lectivo, o projecto que se insere no âmbito dos incentivos à leitura e à escrita: “Crescer @ Ler”, coordenado pela Professora Anabela Ferreira.
Com este projecto pretendemos que a Biblioteca Escolar seja um espaço aberto e dinâmico, essencialmente, proporcionador do prazer da leitura, para além de todas as aprendizagens que lhe estão inerentes.
A relação biblioteca / escola torna-se cada vez mais uma prioridade para o desenvolvimento da comunidade leitora. É na escola que se formam os novos leitores e cabe à biblioteca o papel de promover a leitura na comunidade. A escola surge, deste modo, como um local privilegiado para a promoção e formação dos futuros leitores.
É também nosso objectivo, com presente projecto, fomentar os empréstimos domiciliários como incentivo à participação da família em actividades de leitura, colocando ao seu dispor, materiais / actividades que ajudem a família a promover a leitura e a criar condições para que os seus filhos possam adquirir as competências necessárias à leitura.
A razão deste projecto justifica-se no actual contexto de baixos níveis de literacia dos alunos portugueses e em particular, dos alunos da zona da Pontinha, estatisticamente considerada “ Zona Crítica”.