Projectos
Projecto de Jornal Escolar
A produção do jornal escolar e a sua divulgação à comunidade educativa, tem representado um forte elo de ligação e comunicação entre a escola e demais comunidade, que se torna necessário preservar e promover.
Esta publicação escolar reflecte, também, de forma significativa, o dinamismo estabelecido entre alunos, professores, pais, auxiliares, que conjugam esforços para o sucesso deste projecto.
O jornal escolar é, igualmente, um instrumento que potencia, no processo educativo, o cumprimento de outros objectivos de relevo significativo, designadamente no que concerne à Formação Pessoal e Social e ao Domínio da Língua Materna.
Projecto de Educação e Prevenção Rodoviária:
“Ser Seguro”
Este projecto visa, entre outros aspectos, consciencializar as crianças para os riscos diários quando circulam no trânsito, ajudando-os a conhecer, compreender e a evitar esses riscos, especialmente no caminho de casa e para o jardim ou escola.
Os educadores de infância e os professores desempenham um papel essencial na formação destes utentes.
Este Projecto, promovido pela Câmara Municipal de Odivelas, destina-se, preferencialmente, aos alunos do 4º ano de escolaridade do Concelho de Odivelas e desenvolve-se em articulação com a PSP “Escola Segura”.
Contempla uma série de actividades onde os alunos participam activamente, nomeadamente, concursos, sessões práticas com os agentes da PSP onde interagem com automobilistas, sessões de pista destinadas à aprendizagem de regras e sinais de trânsito e com o com a finalidade de aplicar os conhecimentos teóricos enquanto peões e ciclistas na via pública.
PROJECTO DE ESCOLA: "Crescer @rtista"
Projecto Escolar na Área de “Educação, Sociedade e Cidadania”
Este Projecto, promovido e financiado pela Câmara Municipal de Odivelas, destina-se aos alunos dos vários níveis de escolaridade desta escola.
Insere-se na temática da Educação para a Cidadania, Património Cultural e Intercultural, interligando-se com o Projecto Educativo de Agrupamento: “Aprender a Viver Juntos – na Escola”.
PROJECTO:
Identificação do Problema (Justificação da necessidade do projecto):
A educação artística é essencial para o crescimento intelectual, social, físico e emocional das crianças e jovens. Sendo a actividade dramática fortemente globalizadora, contemplando as dimensões plástica, sonora, da palavra e do movimento em acção, torna-se uma área privilegiada na educação artística, numa zona geográfica (Pontinha) onde esta realidade não faz parte do quotidiano da grande maioria dos alunos.
Metodologia de Intervenção (Como se pretende fazer):
A actividade dramática é uma prática de grupo que se desenvolve a partir dos conhecimentos, experiências e vivências individuais que os alunos detêm e que pode propiciar a aquisição e compreensão de novas aprendizagens através da exploração de conteúdos dramáticos. Isto confere-lhe um estatuto privilegiado de elo de ligação entre a escola, a família e o meio, condição essencial para que a aprendizagem ganhe novos sentidos e se reflicta no prazer de aprender.
Beneficiários do Projecto (A quem se destina):
Na perspectiva da ligação entre a escola e o exterior (família e o meio), as actividades dramáticas podem actuar como promotoras de uma presença mais activa da família na vida escolar, através de uma participação efectiva na produção de projectos, ou apenas estando, vendo e acompanhando as actividades desenvolvidas. Esta participação encoraja uma atitude mais positiva face ao teatro, à escola e à vida familiar.
Estratégias:
● Mimar atitudes, gestos e acções.
● Proporcionar ao aluno, através do processo criativo, a oportunidade para desenvolver a sua personalidade de forma autónoma e crítica.
● Realizar improvisações e dramatizações a partir de histórias ou situações simples.
● Participar na criação oral de histórias.
● Observar, escutar e apreciar o desempenho dos outros.
● Dividir um projecto de trabalho em tarefas a desenvolver por pequenos grupos (cenários, figurinos, produção, som, luz e interpretação).
Objectivos gerais:
- Criar o gosto pela Expressão Dramática;
- Promover o desenvolvimento integral do aluno, pondo em acção capacidades afectivas, cognitivas e cinestésicas;
- Permitir afirmar a singularidade de cada aluno, promovendo e facilitando a sua expressão;
- Usar como recurso elementos da vivência natural do aluno (imagens, sons e movimentos) que ele organiza de forma criativa;
- Reconhecer a Expressão Dramática como um espaço de liberdade, de vivência lúdica, capaz de proporcionar a afirmação do aluno reforçando a sua auto-estima e a sua coerência interna, fundamentalmente pela capacidade de realização e consequente reconhecimento pelos seus pares e restante comunidade;
- Estimular a autonomia de pesquisa geradora de formas e exercícios teatrais;
- Contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico e criativo;
- Reconhecer a importância da diversidade cultural.
Objectivos específicos:
- Desenvolver o gosto pela Expressão Dramática;
- Proporcionar a autoconfiança, a autonomia e a realização pessoal;
- Utilizar a linguagem corporal e vocal para expressar sentimentos e ideias;
- Estimular nos alunos a espontaneidade e a criatividade dramática individual;
- Desenvolver a postura, flexibilidade e mobilidade corporal;
- Explorar a dimensão da palavra enquanto elemento fundamental da teatralidade na sua vertente escrita, lida, dita, falada e cantada;
- Estimular a reflexão colectiva sobre o trabalho em curso;
- Incentivar a pesquisa e a selecção do material adequado para a construção de personagens, cenas e projectos teatrais;
- Estimular nos alunos a diversificação das fontes de pesquisa.
Descrição das principais actividades a desenvolver:
- Exploração dos instrumentos expressivos: corpo, voz, espaço.
- Actividade: Utilizar o corpo e a voz na construção de personagens
Proceder a recolha (gravação) das vozes das personagens;
- Incentivar a pesquisa e a selecção do material adequado para a construção de personagens, cenas e projectos teatrais.
- Actividade: Construir o guião para a peça de final de ano.
- Exploração temática pela improvisação.
- Actividade: Construir histórias com o intuito de serem improvisadas;
- Criação de dramatizações, adereços e cenários.
- Actividade: Inventar, construir e utilizar adereços e cenários;
- Alargamento de referência através da assistência a espectáculos.
- Actividade: Promover uma ida ao teatro para assistir a uma peça infantil;
- Explorar diferentes formas e atitudes corporais e diferentes tipos de emissão sonora.
- Actividade: Realização de diversos ensaios com vista à dramatização de uma peça de teatro;
- Concretização de projectos com público.
- Actividade: Apresentação de uma peça de teatro (final do ano lectivo), no auditório do Teatro Armando Cortez (Casa do Artista);